A síndrome da fragilidade define os idosos vulneráveis que têm um risco alto de sofrer eventos adversos. A inatividade física que, muitas vezes, associada ao envelhecimento é um dos fatores fundamentais que favorece para o surgimento de sarcopenia, semblante central da fragilidade. Os programas de exercício físico multi-componente, e especialmente o treinamento de potência, são as intervenções mais garantidos pra retardar a deficiência e outros eventos adversos. Assim mesmo, têm demonstrado a sua utilidade em outros domínios freqüentemente associados a esta síndrome, como as quedas, o declínio cognitivo e a depressão. Os privilégios do exercício físico no envelhecimento e, particularmente, pela fraqueza tem sido instrumento de recente investigação científica.
Assim, verificou-se como uma atividade física aumentada em mais velha foi membro com uma perda do traço de mortalidade, doenças crônicas, institucionalização, declínio cognitivo e funcional. De forma mais concreta, o tipo de exercício físico que mais benéfico no idoso sensível, é o chamado treinamento multi-componente.
- 2 A página de consultas está semiprotegida
- Sistemas hidráulicos e de lubrificação em materiais de minas e barcos
- 4 Como perder peso – Chá verde
- concentre-se no treino de força
- A melhor de sempre posição para descansar é deitada sobre o lado esquerdo
Quando alguém deixa de treinar, ocorrerá a regressão das adaptações conseguidas. Os seguintes pontos mostra os efeitos dos diferentes programas de exercício físico no idoso quebrável. Nas últimas décadas tem propugnado que o treinamento de potência em idosos podes precaver ou retardar a perda de potência.
Diversos estudos têm exibido que a promoção de um treinamento sistemático da força máxima é acompanhada de aumentos significativos pela criação de potência, não só em pessoas adolescentes, contudo assim como os mais velhos. Os ganhos iniciais de potência são capazes de vir a ser de até um 10-30% (ou até mais) durante as primeiras semanas ou 1 a dois meses de treino, em tal grau em pessoas de meia-idade e em ambos os sexos como em idosos. Em o velho e o treinamento combinado de potência máxima e potência muscular com durações a começar por 10 até quarenta e oito semanas, permite aprimorar significativamente a potência máxima dinâmica.
Tabela 1. Características dos programas de treinamento de potência no idoso sensível. Em ligação ao exibido anteriormente, você poderá considerar que o treinamento baseado na potência muscular (alta velocidade) poderia ser mais benéfico em termos de melhorias funcionais que os programas de resistência (baixas velocidades).
Um recente isto resultaria (Tschopp et al., 2011), que revisa 11 estudos e analisa esta teoria, surgir à conclusão de que parece haver benefícios funcionais em treinos em alta velocidade, todavia não são clinicamente relevantes. Além disso, os idosos nonagenarios frágeis que participaram nesse estudo melhoraram significativamente a sua inteligência funcional, incluindo melhorias em testes funcionais com busca cognitiva e reduzindo a incidência de quedas (Dados não publicados). Além dos consideráveis incrementos pela prática física de idosos frágeis, esse estudo demonstrou que o treinamento de potência é perfeitamente aplicável em idosos com fragilidade.
