América Latina e a américa Latina é um conceito étnico-geográfico lançado no século XIX para distinguir uma região do continente americano com a fala da maioria de línguas derivadas do latim (principalmente português ou português e, em pequeno proporção, francês). A fixação precisa da região é alterável. Dos 3 idiomas que definem a América Latina, o espanhol e o português são os predominantes, ficando o francês como idioma de somente 3% da população da região.
Derivado da sentença foi estendido o gentílico “latino” para fazer referência a pessoas de cultura latino-americana. A localidade compreende mais de 20 milhões de quilômetros quadrados de superfície, a que correspondem em torno de 13,5% da superfície emersa do planeta. Por sua extensão, a América Latina exibe uma enorme diversidade geográfica e biológica. Nele acham-se quase todos os climas do mundo e é o lar de numerosas espécies animais e vegetais. Conta bem como com alguns dos maiores rios do universo e essenciais recursos alimentares, energéticos e minerais, entre os quais se salientam tuas jazidas de petróleo, cobre, lítio e prata. 1836 depois de viajar pelos EUA, México e Cuba, apesar de que sem utilizar a sentença “América Latina”.
o Brasil e o Haiti, onde se falam outras línguas românicas e habita a terceira fração da população da América Latina. Etimologicamente, a denominação “latino” é um adjetivo que, originalmente, indicou liga do Latium, região da Antiga Roma. Posteriormente, o motivo inicial foi estendido a qualquer pessoa falante de uma língua derivada do latim romano, é discursar o que se conhece como línguas românicas, como o italiano, francês, espanhol, português, romeno, galego, catalão, etc
- doze Cfr. M. A. Acerenza, Op.cit.70pp
- Expulsou outro na região de Irbid (Mt 8,28-34; Mc 5,1-21; Lc 8,26-39)
- Isidro Cotorrón: Companheiro e comparsa de Foforito e Sinfônico, toca o violino
- Help develop the next summary here
- 396 dicionários de engenharia
Na sua acepção mais simples, “América Latina” costuma declarar-se exclusivamente aos países de fala espanhola e portuguesa do continente americano, incluindo Porto Rico, se bem que seja um Estado Livre Associado dos EUA da América. Nesta acepção, seria sinônimo de américa latina, mas geralmente consideradas incompletas, ao apagar territórios que, sem ser particularmente de língua hispânica ou portuguesa, culturalmente, podem ser considerados latinos. Em sua acepção mais normalmente aceita, englobaría também pros países de língua francesa, ou melhor, Haiti, os territórios ultramarinos franceses pela América do norte e a Ilha de Clipperton. De acordo com a descrição da Real Academia Espanhola, “América Latina” é o conjunto de todos os países americanos que foram colonizados por nações latinas, ou melhor, a Espanha, Portugal ou França.
De acordo com o ciberdúvidas da língua Portuguesa, para impor-se exclusivamente aos países de língua espanhola é mais respectivo, usar o termo específico Br ou, se se inclui o Brasil, nação de língua portuguesa, o termo américa latina. Outra acepção menos aceita englobaría assim como os territórios da América do norte em que as línguas latinas têm carácter oficial ou predominante, quer dizer, os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Novo México, Texas e Flórida, nos EUA. Nos EUA, onde há uma presença respeitável do português, e os territórios francófonos de Quebec, Nova Brunswick, Manitoba e Ontário, no Canadá, e Luisiana, nos EUA.
Uma variante da anterior, é a de adicionar os territórios que podem ser considerados como culturalmente latinos ou com uma presença importante da cultura latina, mas excluindo os territórios que seriam culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana. Assim, se incluiriam os anteriores territórios da América do norte com a presença essencial do português, entretanto se excluirían os territórios francófonos da América do norte por ser culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana que a latina, apesar do idioma.