O Parlamento realizou nesse sábado uma sessão plenária em que não houve votação nem sequer debate de investidura do candidato ao governo da Catalunha, Jordi Turull (JxCat), que permanece em prisão desde esta sexta-feira. Roger Torrent, no começo de tua declaração no Parlamento, onde anunciava a abertura de um turno simbólico de intervenções que fez com que o PP abandonar o hemiciclo, que o afirmou “fraude de lei”. Sim decidiram intrometer-se algumas formações políticas. Também Miquel Iceta (PSC), foi qualificado de “desproporcional” as ordens de prisão efetiva emitidas nesta sexta-feira pelo juiz do Supremo Paulo Llarena contra Jordi Turull, Josep Rull, Carme Forcadell, Rede Romeva e Dolors Bassa. Além disso, avisou: “Estamos muito perto de cair em um abismo que crie uma ruptura irreversível”.
Por teu lado, o líder do Commune-Podem, Xavier Domènech, foi chamado a formar uma “frente democrática pra guerra de direitos e liberdades” na Catalunha que “politicamente tem que encaminhar-se desde a CUP, ao menos, até o PSC”. Enquanto isso, o deputado JxCat Quim Torra considerou na sua intervenção que “fica pendente a segunda votação” de Turull. 14.40 h Euroorden contra Puigdemont.
As autoridades finlandesas receberam já o detalhe adicional necessária para a Espanha para começar o procedimento normal de extradição de Carles Puigdemont, porém desconhecem o seu paradeiro “nestes momentos”, segundo fontes policiais do estado nórdico. O instituto Nacional de Pesquisa da Finlândia (KRP) salienta que, “de localizar essa pessoa”, inicia-se o procedimento normal da euroorden.
Anteriormente, este departamento informou que faltam alguns detalhes pra completar a documentação relativa ao pedido de detenção e entrega de Puigdemont, que chegou a Helsínquia, pela última quinta-feira, e previa regressar à Bélgica, neste sábado. 14.Trinta e cinco h Os exconsellers do Govern que estão pela prisão por ordem do juiz do Tribunal Supremo Paulo Llarena levaram os cidadãos a “canalizar a tua indignação” por prisões “pacificamente, democraticamente, cívicamente e, acima de tudo, sem selvajaria”.
O pleno do Parlamento foi praticada, porém foi suspensa a votação, por não estar presente Jordi Turull, na prisão desde esta sexta-feira. Torrent o início de sua declaração em plenário. Em teu recinto, houve um debate simbólico com intervenção de todos os grupos, excepto o PP, que abandonou o hemiciclo.
Iceta: “Estamos muito perto de desabar em um abismo que crie uma ruptura irreversível”. Sarrià (DRC): “O estado português nos cospe pela cara”. Ao fim das intervenções, os deputados socialistas e os comuns são aplaudido em pé às famílias dos presos. Torrent tem oferecido uma segunda declaração em que apela pra formar uma “frente comum” pra proteger direitos fundamentais.
- Cinquenta MILHÕES Pro PLANO DE EMPREGO
- o Japão tem uma embaixada em Ulan Bator.[4]
- oito Links quebrados
- quarenta e nove h Intervalo de três minutos antes do início da segunda votação de investidura
- sete União Progresso e Democracia no País Basco
13.45 h Os deputados reunidos, neste ato cantam ‘Els Segadors’. O ato mostrou com o apoio de JxCat, ERC, a COPA e os comuns. Junts per Catalunya, Esquerda, Catalunya em Commune-nós podemo i a CUP doem suport a proposta de Roger Torrent de formar um front commune per a democràcia.
Parlament @rogertorrent apela para “formar des d’ara mateix, um front unitari em defesa da democràcia i dels drets fonamentals. 13.Trinta e nove h Aplausos e gritos de “liberdade” entre os membros. Na primeira linha estão os familiares de alguns dos políticos presos.